Os dons do Espírito Santo são talentos ou capacidades dados por Deus à igreja para sua edificação, isto é, seu crescimento e encorajamento. Encontramos no Novo Testamento da Bíblia pelo menos 21 dons que o Espírito Santo dá:

  • Profecia
  • Servir
  • Ensinamento
  • Dar ânimo
  • Contribuir
  • Liderar
  • Mostrar misericórdia
  • Palavra de sabedoria
  • Palavra de conhecimento
  • Curar
  • Prestar ajuda
  • Operar milagres
  • Discernimento de espíritos
  • Falar em línguas
  • Interpretação de línguas
  • Apóstolo
  • Evangelizar
  • Pastorear
  • Mestre
  • Administrar

Como o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 12:4, há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Todos os dons têm mesma finalidade: edificar o Corpo de Cristo, a Igreja.

Algumas pessoas chegam a encontrar até 23 ou 24 dons do Espírito, dependendo da interpretação. É possível também que alguns dos dons sejam apenas formas diferentes de se referir ao mesmo dom.

Você encontra a lista completa dos dons do Espírito na Bíblia em Romanos 12:6-8, 1 Coríntios 12:8-10; 28-30 e Efésios 4:11.

Dom de profecia ou dom de profetizar

Comunicar uma palavra de Deus, um versículo ou passagem que se aplica a uma situação específica, com o propósito de exortar ou encorajar.

Muitas igrejas entendem o dom de profecia como a pregação da Palavra no púlpito da igreja. De fato, profetizar significa falar em nome de Deus, ou seja, transmitir a Palavra de Deus, seja para um grupo específico ou para uma pessoa apenas.

Servir

Uma sensibilidade especial para as necessidades dos outros e um profundo desejo de fazer tudo o que for possível para aliviar o fardo deles.

Ensinamento

Uma habilidade especial para transmitir as verdades do evangelho com clareza e instruir outros cristãos na Palavra de Deus.

Dar ânimo

Capacita alguém a oferecer uma palavra de ânimo ou motivação no momento certo. Quem possui esse dom tem uma disposição positiva baseada nas promessas da Palavra de Deus.

Contribuir (com generosidade)

Quem tem este dom se alegra em compartilhar seus recursos (tempo, talento e dinheiro) com os outros, especialmente com aqueles que estão sofrendo e com aqueles que levam a mensagem do evangelho para outros lugares.

Liderar

Disposição especial para guiar os outros e ajudá-los a crescer em sua jornada com Jesus. É o dom de alguém que sente satisfação em cuidar e alimentar espiritualmente aqueles que Deus coloca sob seu cuidado.

Mostrar misericórdia

Um amor especial, misericórdia genuína pelos necessitados e a habilidade de se identificar com eles.

Palavra de sabedoria

Vai além da sabedoria humana. É ter a capacidade de saber dizer ou fazer o que é correto dentro da vontade de Deus em uma situação específica.

Palavra de conhecimento

É a capacidade de receber a revelação de algo sobre uma pessoa ou situação sem ter obtido essa informação por meios naturais. Esta é a interpretação das igrejas mais carismáticas.

As igrejas mais tradicionais historicamente entendem este dom como um conhecimento aprofundado da Palavra de Deus.

É a confiança total nas promessas de Deus que não se abala diante das circunstâncias adversas. É maior do que a fé comum que todos os cristãos possuem.

Curar

Orar por pessoas doentes, seja física ou emocionalmente, e ter a capacidade de trazer o poder de cura de Deus às suas vidas.

Prestar ajuda

O dom de prestar ajuda é a capacidade especial de fornecer assistência prática e suporte às necessidades dos outros. Aqueles que possuem este dom, têm uma disposição natural para identificar as carências dos indivíduos e oferecer ajuda de maneira prática e compassiva, aliviando fardos e proporcionando conforto em momentos de necessidade. Esse dom é uma expressão do amor prático e da compaixão pelos outros.

Operar milagres

Realizar sinais e maravilhas que vão além das leis naturais para demonstrar a presença e o poder de Deus em uma situação específica.

Discernimento de espíritos

A habilidade de perceber que tipo de espírito está agindo em uma situação específica e determinar se provém de Deus ou não.

Falar em línguas

Capacidade de falar um idioma sem tê-lo estudado para comunicar a mensagem do evangelho. Também existe o dom de línguas angelicais, palavras que só Deus entende. São para edificação pessoal e para ter uma comunhão especial com Ele.

Interpretar línguas

Ter a capacidade de compreender e comunicar uma mensagem dada em línguas, no idioma que pode ser entendido pelas pessoas presentes.

Dom de apóstolo

O dom de apóstolo capacita uma pessoa a ser um mensageiro e pioneiro da fé cristã. É a habilidade de estabelecer novas comunidades de fé, espalhar o evangelho e liderar outros na expansão da mensagem de Jesus Cristo.

Evangelizar

Compartilha a mensagem de salvação de maneira atraente e relevante para aqueles que ainda não receberam o perdão de Deus.

Pastorear

É a capacidade de cuidar, orientar e alimentar espiritualmente um grupo de crentes. Os que possuem este dom, têm uma disposição especial para guiar outros em sua jornada espiritual, oferecendo apoio, ensinamento e direção para ajudá-los a crescer em sua fé e relacionamento com Deus.

Dom de Mestre (Ensinar)

Capacidade excepcional para comunicar claramente as verdades do evangelho e instruir outros cristãos na Palavra de Deus.

Administrar

Ter a habilidade para organizar coisas ou atividades e desfrutar do planejamento, liderança e organização das mesmas.

Todas as passagens bíblicas sobre os dons espirituais

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

- Romanos 12:6-8

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.

...

Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?

Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?

- 1 Coríntios 12:8-11; 28-30

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

- Efésios 4:11

Outros possíveis dons

Alguns comentaristas bíblicos listam outros dons, mas não são consensuais. Exemplos são o dom de celibato, o dom da hospitalidade, e o dom do martírio.

Dom de celibato: Em 1 Co. 7:7 Paulo menciona essa condição como um dom. No entanto, este não surge em nenhuma lista de dons dadas por Paulo. Isto mostra que Paulo não via isso como um dom como os demais. Provavelmente, ele via o celibato como um dom ou dádiva de Deus, como a salvação, a fé e o amor.

Quanto aos dons de hospitalidade e martírio, não existe base bíblica satisfatória.

Por que algumas pessoas falam em 7 dons do Espírito Santo

A referência a 7 dons do Espírito Santo é uma tradição católica, baseada em no texto de Isaías 11:2-3 e não tem nenhuma relação com os dons do Espírito Santo dados à sua igreja no Novo Testamento. Na tradição católica os 7 dons são: sabedoria, entendimento, conselho, poder, conhecimento, piedade e temor ao Senhor.